0:00 0:00

(45) 3227-2015

Receitas e dicas para preparar um típico churrasco brasileiro.

Para que tudo dê certo, um churrasco começa a ser preparado no dia anterior. Depois de contar o número de convidados, escolha e compre a carne, faça a vistoria da churrasqueira e utensílios e coloque a cerveja e os refrigerantes no gelo. Observe também se não falta nenhum condimento e afie as facas.

No dia, o fogo deve ser aceso logo cedo, para que a brasa fique no ponto. Para colocar fogo na churrasqueira, você pode utilizar um pão velho. Embeba o miolo do pão em álcool e deixe o mesmo misturado ao carvão antes de colocar fogo. Outra opção é enrolar jornal e colocar no centro da churrasqueira, embebido em álcool.

As carnes são geralmente assadas em uma seqüência: lingüiça, coração, picanha, maminha, costela.

Na hora de calcular a quantidade de carne ideal, recomenda-se 400 gramas de carne por pessoa (adulto).É preciso lembrar que haverá outras coisas, entre pães e acompanhamentos.

Atenção para as distâncias de cada espeto para se ter porções para todos os gostos. Não fique mexendo no fogo. Mexa sempre na carne. Se faltar fogo, coloque alguns pedaços de carvão, com cuidado, por cima do braseiro.

Churrasco típico se come quente, na táboa do assador, sem pressa, com muita conversa, piadas, brincadeiras, e experimentando com farinha, com molho, magro, gordo, sangrando. Para beliscar sirva azeitona, queijo, pão de alho na brasa (com pasta de manteiga, alho esmagado e orégano). Para comer com a carne, cai bem uma salada vinagrete e farinha de mandioca. E para temperar, sal grosso.

Quando estiver assando, deixe as lingüiças mais em baixo e as costelas no alto. Asse as costelas com o osso para baixo. Assim que os ossos branquarem, vire. As carnes devem pegar cor e calor antes de salgar: tire do fogo e espalhe - sem exagero - sal grosso ou médio por toda a carne. Volte ao fogo e deixe branquear o sal. Nunca deixe a carne salgada antes de botar no fogo, pois ela endurece e fica seca. Enquanto a costela é servida bem passada, a maminha deve ser cortada quando está rosada e com caldo. Cuide do assado até o fim, mantendo as carnes quentes e sem ressecar.As aves ficam ótimas grelhadas, de preferência, em um espeto giratório. Para prepará-las sem pele, passe manteiga, óleo ou envolva-as com toicinho, para não ficarem secas. No tempero, experimente usar ervas e condimentos picantes. As aves descongeladas devem ser descongeladas lentamente, um dia antes, na geladeira, antes de serem preparadas.

Para apagar o fogo de vez, use as cinzas do churrasco anterior. Jogue-as em cima das brasas e aguarde até que o fogo acabe. Por isso, lembre-se sempre de reservar as cinzas do último churrasco para apagar o próximo.

Webgopher 2020 - Todos os direitos reservados.